Com a chegada do bom tempo, os grelhados fazem cada vez mais parte das refeições de todos nós. Mas será que sabe qual o vinho que combina melhor com cada grelhado? Nós levantamos um pouco do véu:
- Grelhados de carne vermelha. Se vai grelhar um bife suculento, precisa de um vinho tinto com algum corpo e estrutura para acompanhar. Pode, por exemplo, optar por vinhos provenientes de regiões um pouco mais quentes e interiores, como é caso do Tejo, Douro e Alentejo.
- Hambúrgueres grelhados e carnes gordas de porco (por exemplo, secretos de porco preto). São tradicionalmente acompanhados por bebidas ligeiras, mas um vinho tinto de média concentração e mais elegante é uma boa escolha. A opção por regiões mais frescas, como o Dão, Lisboa ou Bairrada, é recomendada para este tipo de pratos, uma vez que não queremos que o vinho se sobreponha e, por outro lado, queremos também alguma acidez a contrabalançar a gordura.
- Grelhados de peixe. Para peixes magros, opte por vinhos brancos frutados e leves, sem madeira. Peixes mais gordos, como o salmão ou atum, acompanham bem com rosé e espumante com alguma complexidade e idade, com brancos mais complexos e que tenham passado por madeira, ou com tinto fresco. Para as sardinhas, opte por um tinto fresco e frutado ou branco com boa acidez.
Vinosofia - Garrafeira Online