Espumante: qual o copo certo?

30-11-2023
Espumante: qual o copo certo?

Muitos estão já em contagem decrescente para o Natal: fazem-se listas de presentes (mas só aqueles que tentam fugir ao stress dos presentes de última hora); planeia-se o menu natalício e pensa-se numa bebida que possa harmonizar na perfeição com esta quadra. Tão importante como escolher a bebida perfeita, é optar pelo copo mais indicado.

Ora vamos lá saber: o espumante é presença assídua no seu Natal? Em que género de copo costuma servi-lo? O mais correto será servir espumante numa flûte, coupe ou tulipa? Infelizmente, parece não existir consenso e começa a controvérsia. Há quem prefira servir espumante num copo em forma de tulipa, por ser suficientemente estreita na base e permitir observar o caminho das bolhas. Por outro lado, é larga no corpo para deixar o vinho respirar e ligeiramente fechada na boca para concentrar os aromas. Há ainda quem defenda que o copo ideal para espumantes seria qualquer um usado para vinho branco; e há quem diga também que os espumantes mais simples devem continuar a ser servidos em flûte, pois este formato mantém o vinho fresco durante mais tempo, conferindo até uma maior beleza à perlage.

 

A nossa dica é: se estiver perante um Espumante mais económico, em que a principal finalidade é o famoso brinde, seja em festas, casamentos ou noutro tipo de eventos, utilize uma flûte, já que preserva a bolha e a frescura.

Se estivermos perante um Espumante com alguma complexidade, com alguns anos de estágio, sugerimos um copo em forma de tulipa ou até mesmo um copo de vinho branco, pois permite que o vinho abra e mostre toda a sua complexidade.

 

Nota mental:

Ainda se diz que em Portugal se fazem bons champanhes. No entanto, champanhe é um espumante produzido pelo método tradicional ou champanhês na região de Champagne, França. O mais correto é afirmar que em Portugal se fazem bons espumantes.

 

Como escolher um espumante?

Tendo em conta o teor de açúcar, os espumantes classificam-se como:

  • Bruto natural (sem adição ou menos de 3 gr de açúcar);
  • Extrabruto (menos de 6 gr)
  • Bruto (menos de 12 gr)
  • Extrasseco (entre 12 gr a 17 gr)
  • Seco (entre 17 gr e 32 gr)
  • Meio-seco (entre 32 e 50 gr)
  • Doce (mais de 50 gr)

Já o tempo de estágio diz que os espumantes podem ser classificados como:

  • Reserva (12 a 24 meses)
  • Super ou Extra Reserva (24 a 36 meses)
  • Velha ou Grande Reserva (mais de 36 meses)

 

As nossas sugestões

Em vinosofia.pt poderá encontrar diversos espumantes adequados a várias ocasiões.

Deixamos a sugestão de um champanhe: https://www.vinosofia.pt/pt/moyat-jaury-gilbauld-blanc-de-blancs.html

De um espumante mais simples: https://www.vinosofia.pt/pt/quinta-da-lagoa-velha-espumante-dop-branco.html

E de um espumante mais complexo: https://www.vinosofia.pt/pt/quinta-de-sanjoanne-espumante-grande-reserva.html

 

Vinosofia - Garrafeira Online