Dicas de prova

04-05-2023
Dicas de prova

Para uma correta prova de um vinho, é preciso envolver três dos nossos sentidos: a visão, o olfato e o paladar. Siga estes três passos e deixe-se envolver pelas sensações únicas de cada vinho:

 

  1. Visão

    O primeiro contacto com o vinho é através da visão e é aqui que vemos a sua cor, transparência e viscosidade. É recomendado encher 1/3 do copo e incliná-lo num ângulo de 45º. O líquido deve estar límpido, sem partículas em suspensão, com a exceção dos vinhos que não são filtrados e dos vinhos mais antigos. Já a cor é importante para verificar a idade do vinho. Os vinhos brancos tendem a passar de amarelo a âmbar e a ganhar alguma cor. Nos tintos verifica-se o inverso: perda de cor e, normalmente, passam de ruby a castanho. 

 

  1. Olfato

    É através do olfato que temos uma primeira noção de como será o paladar. Segure o copo um pouco abaixo do nariz e inspire. A seguir, gire para libertar os compostos aromáticos e inspire novamente para sentir os aromas libertados.

 

  1. Paladar

    Eis que finalmente chegou o momento de provar o vinho. Beba um pequeno gole e passe o líquido por toda a boca, para que o vinho entre em contacto com as diferentes áreas gustativas da língua.

    Curiosidade: os recetores para identificar o sabor doce localizam-se na ponta da língua. Depois, existem os recetores para os sabores salgados, os ácidos e os amargos no fundo da língua.  

 

Vinosofia - Garrafeira Online