Vinhos de São Martinho

19-10-2024
Vinhos de São Martinho

No dia de São Martinho vá à Adega e prove o vinho.

 

Esta tradição milenar, faz parte do património nacional e em especial do Alentejo. Há mais de dois mil anos que ali se faz vinho, desde a altura dos Romanos em potes de barro, as chamadas Talhas.

Porquê ali? Porque em bom rigor, tinham todas as condições naturais para o fazer. As terras argilosas permitiam o fabrico das talhas e as vastas planícies a boa maturação da uva. Era então aqui produzido grande parte do vinho que depois seria transportado até Roma para servir as mais importantes patentes do Império. 

Ao longo dos tempos, a tradição foi sendo passada de geração em geração e hoje em dia encontra-se mais viva do que nunca. Apesar de haver diferentes técnicas de vinificação, há um factor transversal (obrigatório até) a todos: o vinho tem de se manter em talha até ao dia de São Martinho e tem de ser produzido na região demarcada do Alentejo. Fora daquela região não se poderá chamar vinho de Talha - vulgarmente os produtores chamam-lhe vinho de Anfôra ou em Anfôras de barro.

É então no dia de São Martinho que se abrem as primeiras talhas e a tradição pelas várias aldeias Alentejanas é se provar as talhas dos vizinhos. É um momento de partilha, convívio e sobretudo de importante riqueza cultural destas gentes. 

 

Produtores como a Herdade do Rocim, Adega Marel, XXVI Talhas, entre outros, têm feito nos últimos anos um trabalho fantástico na recuperação, dinamização e divulgação desta tradição.

 

Deixamos aqui algumas sugestões para acompanhar as suas castanhas assadas nesta época especial, com descontos até -17%:

 

Quinta de Arcossó Bastardo

Rocim Fresh From Amphora Tinto

Rocim Fresh From Amphora Branco

Hugo Mendes Talha Tinto

Senhora Companhia

 

Boas provas!